sexta-feira, 25 de maio de 2007

Aderindo as fibras para uma vida mais saudável

A fibra é a parte do carboidrato que não é digerida,no entanto, alguns tipos de fibras são vulneráveis à decomposição pelas enzimas das bactérias do trato digestivo.Então essas bactérias transformam essas fibras em produtos que são absorvidos.Lembrando que a quantidade varia de acordo com a natureza da fibra consumida e das bactérias presentes no trato intestinal.
As fibras são classificadas em 2 tipos:
- SOLÚVEIS – são as fibras que se dissolvem na água e que muitas vezes conferem características de goma ou gel aos alimentos. Esse tipo de fibra não é digerível pelas nossas enzimas,no entanto podem ser decompostas e serem absorvidas pelas bactérias do trato digestivo.;
- INSOLÚVEIS – são estruturas duras e fibrosas dos grãos e vegetais,e que não se dissolvem em água.

QUANTO DE FIBRA EU TENHO QUE INGERIR DIARIAMENTE ?

Recomenda-se uma ingestão entre 25 a 30 g/ dia para um adulto saudável. Uma ingestão superior a essa recomendação é excessiva e uma ingestão diária entre 50 - 60 g é considerada “abusiva” e prejudica a absorção de muitos minerais e vitaminas,mas é claro que esses dados variam de pessoa para pessoa.

IMPORTANTE!!!


Alguns alimentos ricos em fibras podem ser calóricos por causa de sua associação com outros ingredientes como gordura e açúcar, mas não por causa das fibras em si. Só para termos uma idéia o arroz branco e integral são equivalentes em termos calóricos, porém o pão ou biscoitos integrais podem ser até mais calóricos que o pão branco, ou porque é maior (mais pesado), ou por causa dos ingredientes extras.Escolha sempre os alimentos que são ricos em fibras e os light ! Assim você não deixa de se beneficiar com a fibra e a sua balança agradece !!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial