segunda-feira, 4 de junho de 2007

Tatuagens serão fiscalizadas e registradas

As tatuagens nunca saem de moda, e cada vez mais surgem adeptos a essa arte milenar, só que como o mundo se transforma, a sociedade também e os riscos aumentam, e este assunto esta começado a entrar em pauta na ANVISA (agência de vigilância sanitária), que elaborou uma proposta para regular a fabricação, comercialização e importação dos produtos utilizados nestas técnicas. Pela proposta, tintas e equipamentos para tatuagens e maquiagens permanentes deverão ter registro na Anvisa.De acordo com o site www.intestinopreguicoso.com.br ,até o fim do primeiro semestre de 2007, fabricantes e importadores terão 180 dias para se adaptarem às mudanças, que virão para complementar e auxiliar o trabalho de fiscalização já desenvolvido pelas vigilâncias estaduais. A falta de condições adequadas de higiene e conservação de equipamentos nos estúdios de tatuagens pode representar riscos para a saúde dos clientes. Um deles, por exemplo, é o de disseminação de vírus e até contaminação por doenças como aids e hepatites, transmissíveis por agulhas contaminadas. A presença de determinados materiais nas tintas, como o chumbo e alguns tipos de solventes, também oferece riscos, como a possibilidade de surgimento de tumores cancerígenos e de alergias.

1 Comentários:

Às 04/06/2007, 13:18 , Blogger Mario disse...

A hepatite B é transmitida através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, também com as tintas das tatuagens. É considerada também uma doença sexualmente transmissível.
Pode ser adquirida através de tatuagens, piercings, no dentista e até em sessões de depilação.
Os sintomas são:
Febre baixa, fadiga, mal estar, perda de apetite, desconforto no abdome, náuseas e vômito e pode ocorrer diarréia.
A hepatite B pode cronicar e provocar a cirrose hepática.
O que devemos fazer para evitar a hepatite B?
Utilizar preservativo na relações sexuais, não utilizar materiais cortantes ou agulhas que não estejam devidamente esterelizadas.
É possível combater a hepatite B, com doses triplas de vacina intramuscular e deve ser repetida a casa 10 anos.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial