terça-feira, 25 de setembro de 2007

O PODER DAS FIBRAS

As fibras é um alimento fundamental da elaboração de uma dieta por estar relacionada ao bom funcionamento do intestino. Porém os benefícios seus benefícios não param só nisso, pois elas podem ser a prevenção de varias doenças e por ser de origem vegetal as fibras não é absorvida pelo organismo e ela não contribuem para o valor calórico dos alimentos ou refeições.

As fibras são divididas em dois tipos: as solúveis e as insolúveis.

FIBRAS SOLUVÉIS são encontradas em frutas (laranja, maçãs), vegetais (cenoura), nos farelos de aveia e nas leguminosas. Esse tipo de fibra é classificado como solúvel por reter água formando uma estrutura em forma de gel. Este tipo de fibra ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. Já as FIBRAS INSOLÚVEIS encontradas nos alimentos vegetais, sua maior fonte são os grãos de cereais como milho, soja, grão de bico e nas frutas consumidas com a casca como a maçã, pêra e ameixa. As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação e o câncer colorretal.


Por dia, uma pessoa deve ingerir entre 25 e 30 gramas de fibras. É importante uma dieta variada, que contenha farelos, aveia, frutas, verduras, legumes, grãos e pão integral nas refeições para alcançar esta quantidade, porem para que as fibras cumpram sua função é necessária que se beba bastante água, pelo menos 1,5 litros de água por dia.

Marcadores: , , , ,

1 Comentários:

Às 21/04/2011, 13:56 , Blogger Vampirosa disse...

Oi.Adorei teu blog.As coisas de Saude sempre me interessaram, apesar de não pôr conselho algum em prátca.
Tomei a liberdade de pôr dois posts seus em meu blog,mas,no final das minhas postagens, ponho sempre o link do blog ou site respetivo.
Bom Fim de Semana.
Bjs

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial