terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Cuidado com a exposição excessiva ao sol

Os termômetros nas alturas já anunciam a chegada do verão. Sol, praia, piscina e bronzeado intenso são as pedidas da estação mais esperada do ano. Mas a diversão pode sair cara para quem dispensa protetor solar, óculos escuros, chapéu e não respeita os horários recomendados para exposição aos raios ultravioletas: antes das 10h e após às 16h.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 132 mil casos novos de câncer de pele surgem todos os anos. Os mais comuns são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma maligno. "Os carcinomas estão ligados às exposições solares freqüentes ao longo dos anos em pessoas de pele clara", explica o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O mais agressivo dos cânceres de pele, o melanoma maligno, também tem sido relacionado às exposições intensas, com bolhas e queimaduras durante a infância. E o risco desse câncer não se restringe às pessoas de pele clara. "O auto-exame pode ajudar a detectar um melanoma precocemente. Por isso, é preciso estar atento às mudanças de aparência, cor, forma e tamanho das pintas", alerta Murilo.

saiba mais sobre essa e outras notícias: www.intestinopreguicoso.com.br

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial